O cimento queimado está conquistando muitos adeptos por ser uma opção rústica, elegante e, pasmem, barata! Ele é um material coringa, combina com tudo desde cerâmicas à madeira. Engana-se quem acha que um ambiente com piso de cimento queimado é frio e impessoal. A gente está aqui para provar a sua versatilidade!
Ele não é nada mais que um piso fabricado a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo. Esse é apenas o nome dado ao processo de jogar o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole. Então, a superfície deve ser desempenada, espalhando esse pó, deixando o conjunto bem lisinho. Após secar, estará pronto o cimento queimado.
Uma dica antes de contratar um profissional: procure ver alguns pisos feitos por ele. Observe se ele se preocupou com o correto nivelamento e veja se o piso apresenta trincas esteticamente admissíveis. Cabe lembrar que na hora de dar uma cor ao seu piso o colocador deve usar a mesma marca e lote de cimento em um ambiente, para que a tonalidade se mantenha uniforme.
Para a finalização do processo, quando o piso estiver bem seco, é preciso aplicar cera ou resina.
foto: Kababie Arquitectos
foto: Boudreaux Design Studio
foto: Kimberly Peck
foto: Segev Photography
foto: Cornerstone Architects
foto: Truex Cullins
foto: PBElemental
foto: David Churchill
foto: Avenue
foto: Cornerstone Architects
foto: Daniel M. Martin Architect
foto: Gelotte Hommas
foto: Fougeron Architecture