Nas décadas de 50 e 60, Acapulco, no México, era um destino muito popular não só entre os personagens do Chaves, mas entre as celebridades de Hollywood e personalidades importantes. E foi nessa mesma época que a cadeira Acapulco surgiu e se tornou um dos modelos mais bem sucedidos de todos os tempos. O designer responsável por esta peça se mantém desconhecido até os dias de hoje, assim como as circunstâncias que levaram ao aparecimento desta linda peça de design.
foto: sfclockworkorange
foto: Design Hunter
Os primeiros modelos da cadeira Acapulco, que surgiram na década de 50, eram originalmente feitos de cordinhas de vinil em uma moldura de metal com um formato que lembra uma pera. Contudo, com o passar do tempo, ela foi sendo reproduzida em outros materiais diferentes e alternativos. Embora muito utilizada em exteriores, a Acapulco é tão versátil que pode ser usada tranquilamente dentro de casa, onde fica linda e super estilosa!
foto: 30s Magazine
foto: Allwood Construction
Como já dissemos, a Acapulco é ideal para varandas e jardins. Combina tanto com o moderno quanto um estilo mais tradicional, adaptando-se muito bem ao seu entorno devido ao seu design versátil e diferenciado.
foto: Houzz
A cadeira, quando bem colorida e vibrante, traz lembranças de sua origem mexicana. E é exatamente essa variação de cores disponível, que a deixam muito mais interessante.
foto: VGZ Arquitectura
Cores como verde, vermelho e azul são ótimas para jardins e varandas, uma vez que essas cores vão super bem com o verde das plantas. Você pode escolher destacá-las no meio das plantas ou até mesmo disfarçá-las.
foto: Costello Kennedy
Esse exemplo nos mostra que misturar as cores das cadeiras pode deixar tudo mais interessante sem ser muito conflitante.
foto: Homedit
Algumas versões da Acapulco são mega coloridas. Uma cadeira dessas, sem muito esforço, se torna o ponto focal de qualquer local que você decida colocá-la.
foto: Feldman Architecture
Algumas vezes, um toque de cor em um ambiente neutro pode fazer toda a diferença e a Acapulco faz isso com maestria. Uma única cadeira colorida pode alegrar e se integrar sutilmente em qualquer que seja o ambiente.
foto: Ocho Workshop
Essas duas cadeiras criam um equilíbrio muito bacana. Uma é toda preta e outra verde e amarela. Reparem como a colorida se destaca enquanto a preta é muito mais sutil.
foto: Brandybrunch Remodel
É claro, a cadeira neutra em um ambiente com tons mais neutros fica fantástica. O design interessante da peça já é o suficiente para que ela ganhe o seu devido destaque.
foto: Barrès-Coquet Architects
foto: Ocho Workshop
Algumas versões têm um look mais sofisticado, devido aos materiais utilizados na confecção. Esse é um exemplo da Acapulco feita com tiras de couro. Linda, não é?
foto: Evoke
Mas a versatilidade e beleza dessa peça atemporal vai muito além de suas cores e materiais. Seu design e estrutura fazem dela uma ótima escolha para qualquer ambiente!