Depois de uma programação completa de shows, selecionamos algumas das tendências que surgiram da Milan Fashion Week para a primavera / verão de 2019, variando de clássicos atemporais, como alfaiataria e neutros, até peças que chamam a atenção.
Casacos de couro
O couro surgiu no guarda-roupa de verão 2019 da Prada, que optou por casacos de couro preto. O couro era um componente central da moda feminina no Tod”s nesta temporada, com camurça listrada e casacos de couro um destaque definitivo. Max Mara apresentou uma escolha de estilos de outerwear de couro, incluindo trench coats e jaquetas mais curtas.
Arte
Os laços entre arte e moda sempre foram estreitos e os designers desta temporada entraram no mundo da arte de várias maneiras. O show de Moschino começou com uma conversa telefônica entre a modelo Gigi Hadid e o diretor de criação Jeremy Scott, que destacou claramente o tema da coleção: sketches. Roupas, chapéus e até meias-calças eram adornados com motivos semelhantes a rabiscos. Enquanto isso, Marni olhou para a escultura clássica em uma profusão de impressões. Em contrapartida, a coleção de Jil Sander, que foi definida por uma estética profundamente reduzida, serviu de tela para belas ilustrações em saltadores, cachecóis e bolsas.
Florais
O amor geral pelas flores não mostra sinais de declínio e a coleção desta temporada foi preenchida com motivos florais. Eles foram renderizados em estampas digitais brilhantes no MSGM, perfeitamente fundidos na assinatura estética romântica de Luisa Beccaria e apareceram em constelações incompatíveis na Versace.
Lantejoulas
Metálicos e lantejoulas em particular apareceram em várias coleções. Além do detalhamento de lantejoulas em bolsas e saias, a Prada apresentou vestidos feitos inteiramente de lantejoulas superdimensionadas. Os looks de encerramento de Marco de Vincenzo consistiam em lantejoulas em tons de arco-íris, enquanto Roberto Cavalli levantava um look bege neutro com um toque de brilho de lantejoulas.
Bege
Não foi nenhuma surpresa que, em uma época em que o bege reinou supremo, Max Mara optou por incluir vários tons de sua assinatura na passarela. O bege também era uma sombra recorrente na Fendi, com saias plissadas, vestidos de couro e malhas. Ermanno Scervino manteve as coisas clássicas com uma trincheira.
Amarelo
bege neutro encontrou seu equivalente em amarelo vibrante. A elegante coleção de Agnona apresentava uma gama de tons amarelos, que iam do amarelo pálido até a mostarda rica; Versace optou por vestidos fluorescentes com acessórios correspondentes; e Aigner optou por full-looks em amarelo girassol brilhante.
Alfaiataria A
A alfaiataria continuou a ser popular na primavera / verão. Tod”s manteve cortes clássicos enquanto as peças sob medida de Jil Sander mostraram a mesma sensação mínima que o resto da coleção. A alfaiataria pode ser encontrada tanto em roupas masculinas quanto femininas em Salvatore Ferragamo, incluindo estampas marcantes de estampas.
Shorts Ciclista
Tendo estreado neste verão, a curta tendência de estilo ciclista deve continuar para a primavera / verão de 2019. A Fendi apresentou uma versão ultra-esportiva, a Blumarine oferece uma opção de cores vibrantes em tons de pele de cobra, enquanto a Vivetta optou por uma versão elegante de renda.
Jornadas
Outras culturas serviram como ponto de partida para várias coleções. O diretor criativo de Roberto Cavalli, Paul Surridge, olhou para o norte da África, inspirando-se em itens como azulejos e roupas. Fiel ao seu DNA, Etro celebrou diferentes lugares em uma coleção chamada Pacific Zen, que começou na costa da Califórnia e terminou no Japão. Stella Jean também permaneceu fiel à sua identidade de marca: continuando a explorar noções de multiculturalismo, a designer viajou para a República do Benim, na África Ocidental, com sua coleção primavera / verão 2019, em uma celebração do artesanato local e da arte.
Swimwear
Sportswear continuou a ser um forte candidato e surgiu nesta temporada com uma vibe de praia. Peças inspiradas em roupas de banho e roupa de mergulho foram incorporadas em coleções, usadas sob casacos e jaquetas em marcas como Etro, Sportmax e Iceberg.