Quando foi convidada para assinar o projeto de restauração da Catedral Metropolitana de Botucatu, a arquiteta Raquel Carneiro precisou pensar em detalhes como a reforma do piso da igreja, formada por ladrilhos hidráulicos antigos, além da remodelação de algumas áreas, levando em conta o estilo arquitetônico do local.
Na reforma, foi preciso preencher alguns espaços com novos ladrilhos hidráulicos, seguindo o mesmo padrão de forma e cor. Para isso, a arquiteta contatou a Brasil Imperial, empresa especializada na confecção de ladrilhos hidráulicos artesanais. Ao apresentar o molde, a empresa desenvolveu o mesmo modelo de ladrilho solicitado pela arquiteta, mantendo-se fiel à versão original.
Para esta obra foram utilizados 40m² de ladrilho decorado nas cores cinza, verde, branca, rosa e marrom. Depois de aplicado, o revestimento causou o efeito de um grande tapete decorativo, respeitando a arquitetura do local, de estilo colonial e retrô.
Sobre o produto
O ladrilho hidráulico é ideal para ambientes residenciais e comerciais por dispor de alta durabilidade. O desgaste das pisadas sobre a camada superficial do ladrilho funciona como um polimento natural, fechando os poros e aumentando a resistência das peças. O produto pode ser usado em áreas internas, externas e pode criar detalhes nos revestimentos.
Depois de aplicado, o ladrilho hidráulico deve receber uma camada de cera ou resina para ajudar na manutenção. A resina utilizada para a impermeabilização dura de três a cinco anos. Quanto à limpeza, convém evitar a aplicação de produtos ácidos, pois eles reagem com o concreto e comprometem as cores das placas, além de aumentar a porosidade característica do material.
Considerados produtos centenários, os ladrilhos hidráulicos são fabricados artesanalmente, peça por peça. Produzidos em cima de 28 tons, proporciona uma infinidade de combinações e opções com até cinco cores por ladrilho. Além disso, são disponibilizados somente sob encomenda. |