(Des)construindo o Rio de Janeiro
Livro reúne fotos de incríveis mansões cariocas
Esta morada desenhada por Zanine Caldas tem janela generosa para aproveitar a vista da praia da Joatinga
Você vai à festa na casa da Lenny? Esta é a frase mais escutada entre os desfiles da semana de moda do Rio de Janeiro. Dona da residência mais famosa entre os fashionistas, ninguém melhor do que Lenny Niemeyer para abrir um livro dedicado ao melhor do décor carioca.
Inside Rio, da editora americana Rizzoli, revela a pomposa presença francesa ainda impressa na arquitetura da cidade, como, por exemplo, no Teatro Municipal que foi construído em 1909 e acaba de ser restaurado sob o comando de Francisco de Oliveira Passos e Albert Guilbert.
A publicação também expressa o jeito descolado dos interiores cariocas que misturam peças coloniais ou móveis vintage dos anos 50 e 60 garimpados em antiquários, até obras de arte de artesãos locais como o Getulio de Santa Teresa.
Piscinas com borda infinita, janelas generosas e varandas abertas são sempre bem vindas. O livro destaca, desta forma, como a decoração pode e deve entrar em harmonia com as vistas de tirar o fôlego da cidade que é, sem dúvida, uma obra de arte à parte.