Prêmio Rio Moda Hype Novos talentos abrem o Fashion Rio Verão 2012 A 14° edição do Prêmio Rio Moda Hype abre a temporada de verão do Fashion Rio 2012, no dia 29 de maio, no Píer Mauá. Desta vez, quatro novos talentos do Rio de Janeiro vão apresentar os seus looks no maior evento de moda na Cidade Maravilhosa: Branchée, Dobra, André Lucian e Velt. Também desfilam nesta edição, Akihito Hira e Sann Marcuccy, do Distrito Federal, Lucas Magalhães, de Minas Gerais, Soddi, da Bahia, Martins Paulo, do Piauí, e Janiero, de São Paulo. O Prêmio Rio Moda Hype acontecerá em dois blocos de desfiles, no mesmo dia, cada um com a participação de cinco estilistas, que vão levar para as passarelas um total de 100 looks, criados especialmente para o evento. Dos dez estilistas selecionados para esta edição, três deles produzem moda masculina (Akihito Hira, Soddi e Velt), outros seis moda feminina (Martins Paulo, Lucas Magalhães, Branchée, André Lucian e Janiero) e dois criam peças unissex (Sann Marcuccy e Dobra). AKIHITO HIRA (DF) A coleção Botanist tem como inspiração a alfaiataria mimética.Esta é a 3° vez que o estilista é selecionado pelo Prêmio Rio Moda Hype, sua primeira participação foi na 12° edição do evento. JANIERO (SP) A Janiero, grife feminina de moda íntima e moda praia, traz para o verão 2012 sua marca registrada as cores inspirada no festival hindu Holi, também conhecido como Festival das Cores. Neste festival, que acontece todo ano na Índia, entre fevereiro e março, as pessoas saem às ruas e se pintam de cores vivas, jogando pó colorido umas nas outras para celebrar a chegada da primavera. SANN MARCUCCY (DF) A coleção “Baba Yaga” é baseada em cores escuras, com transparências que remetem ao tom mais fresco. A modelagem faz sobreposições de peças justas por baixo de peças volumosas. É uma coleção unissex e desenvolvida com várias técnicas artesanais de aplicações com fitas e construção de tecidos por aplicação de emborrachados. VELT (RJ) A nova coleção da Velt é inspirada em homens acostumados a colocar a mão na massa, bem dispostos, que fazem consertos e ajustes em suas casas. Gostam de construir e reparar as próprias coisas. A coleção GET TO WORK! é a união do estilo dos trabalhadores californianos, dos uniformes contemporâneos, ao dos designers e artistas. ANDRÉ LUCIAN (RJ) O estilista procura mostrar nesta coleção, inspirada nas obras do artista Kevin Francis Gray, um homem que, assim como as esculturas, é subjugado ao peso de vestir, do esconder, do massacrar. Um homem que precisa lutar e transformar todos os seus valores e caminhar sem medo, raiva, intolerância. MARTINS PAULO (PI) A coleção parte dos círculos onipresentes nas obras da artista plástica brasileira Beatriz Milhazes. Do universo multicolorido e geométrico apresentado pela artista saíram peças que remetem a telas tridimensionais. LUCAS MAGALHÃES (MG) A coleção do estilista Lucas Magalhães para o Verão 2012, “LichtensteinING” – Inspirada na obra de Roy Lichtenstein (pintor norte americano identificado como grande representante da Pop Art), explora a percepção e técnicas deste artista para criar uma coleção colorida e gráfica. BRANCHÉE (RJ) “Ai minha nossa senhora! Que roupa usar?” Apelo feminino freqüente, que pede como resposta “Como reza o figurino
” Mais que uma orientação, uma salvação, se possível um milagre em momentos de “desespero”: festas, encontros, compromissos, lazer, etc. Santa que nos dê uma luz e dite “como reza o figurino.” Nesse jogo com as palavras surgiu “Nossa Senhora dos Vestidinhos”, santa da Branchée que inspira a coleção 8. SODDI (BA) Absorvendo a referência holística presente na “festa da cor”, como também é conhecida, o designer traz para a coleção leveza através do estilo e das matérias primas utilizadas. Estas se misturam em texturas e composições que harmonicamente se equilibram entre suas diferenças. DOBRA (RJ) A Dobra criou uma coleção inspirada nas pessoas que absorvem o que a rua as oferece de lifestyle e rebatem com mais informação. Elas têm necessidade de se expressar no mundo real e virtual, criando, admirando, consumindo ou divulgando a cultura artsy-urbana. São criativos e informados, compartilham dezenas de informações com milhares de pessoas por dia. |