André Courrèges morre aos 92 anos; veja a retrospectiva do seu trabalho
Estilista que revolucionou a moda nos anos 1960 sofria da doença de Parkinson
A maison Courrèges anuncia nesta sexta-feira (08.01) a morte do seu fundador, André Courrèges, que sofria da doença de Parkinson. Ele faleceu em Paris, na quinta-feira (07) e deixa duas filhas,Clafoutie e Katie.
Um dos nomes mais importantes da moda nos anos 1960, ele revolucionou o universo fashion ao lado da mulher, Coqueline, com propostas futuristas para roupas e acessórios.
Courrèges estava aposentado da indústria da moda desde os anos 1990, quando decidiu se dedicar às artes plásticas (pintura e escultura). Coqueline seguiu tocando a marca até 2011, quando ela foi vendida para os executivosJacques Bungert e Frédéric Torloting.
Seu estilo é até hoje referência para designers de Marc Jacobs a Karl Lagerfeld. Entre as mulheres que usaram suas criações estão Jacqueline Kennedy, Paulette Goddard, princesa Diana e Françoise Hardy.
Nascido em 1923 na França, o estilista se formou em arquitetura, mas mudou de profissão depois de oito anos como aprendiz de Cristóbal Balenciaga. Ele fundou sua própria grife em 1961.