O Rio de Janeiro vai voltar a ter uma semana de moda e ela está cheia de novidades. A principal delas é que o Rio Moda Rio não será apenas focado nos desfiles. De acordo com os organizadores, o “movimento” – como está sendo chamado – engloba dezenas de outras ações e a passarela será apenas uma delas. As apresentações, aliás, não precisam seguir o tradicional formato conhecido nas fashion weeks internacionais e brasileiras. Se uma marca quiser, por exemplo, criar uma exposição ou uma instalação audiovisual, ela poderá utilizar as salas multiuso para isso.
“Isso é a liberdade do estilista de poder criar o que ele quiser. Sejamos livres! Eu sempre escutei “não, não pode”. Aqui pode. Eu estou cansado de ver a passarela com a arquibancada do lado. A pessoa já sabe e já espera aquilo. Aqui, a ideia é surpreender porque a moda precisa emocionar”, declarou Carlos Tufvesson, curador do RMR, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
Outra mudança, que promete agradar aos fãs de moda que não tinham acesso ao antigo Fashion Rio, é a venda de ingressos. O acesso aos desfiles das doze marcas participantes continuará restrito aos convidados e à imprensa, mas o evento compensará com shows de música, gastronomia, exposições de arte, pop up stores, palestras, workshops e espaços de divulgação de novos talentos. A ideia é criar uma grande agitação no Pier Mauá entre os dias 14 e 18 de junho, que represente o lifestyle carioca e que crie desejo na população para que, assim, o interesse pela área também cresça na cidade.
Uma grande festa para 700 pessoas abrirá o evento na terça-feira, homenageando coleções icônicas da Company, Georges Henri, Maria Bonita e Yes, Brazil. No sábado, um desfile de encerramento, com os destaques das 12 marcas participantes, será armado na Praça Mauá para que o público possa conferir um pouquinho do que foi apresentado a portas fechadas durante a semana.
À frente do projeto, estão a Dream Factory,responsável pelo Rock in Rio, e a L21, idealizadora da Art Rio. A Natura, com a campanha “Viva Sua Beleza Viva” é uma das patrocinadoras.
Moda carioca o ano inteiro
Palestras uma vez por mês em faculdades, edital para novos estilistas, parceria com a imprensa e até um prêmio para a área são algumas das ações que fazem parte do plano de Rodolfo Medina e Duda Magalhães, da Dream Factory, e Luiz Calainho, da L21, para promover a indústria da moda na Cidade Maravilhosa não apenas durante o evento Rio Moda Rio, mas durante todos os outros dias.