Mergulho feito e ambientação conhecida, é hora de ficar por dentro do que rolou na passarela desta edição do Elle Fashion Preview. Com coleções de beachwear, as grifes optaram por cores que contrastassem com o colorido azul do espaço. E o resultado foi sensacional.
E tem mais, a festa continua para 800 convidados, com um agito comandado por IZA e Karol Conka. As duas, com suas vozes poderosas, também são ícones de estilo e promovem a união perfeita da música e moda. Para completar o time, a editora de moda Chantal Sordi assume as pick-ups com o indie glam e, fechando a noite, o som da Selvagem, de Augusto Olivani e Millos Kaiser.
Abrindo a passarela, Lenny Niemeyer mostrou a tradução de uma viagem ao Japão em belíssimos modelos. Essa é a minha coleção de alto verão e será toda em branco. Como esse lugar é um cenário inédito, eu decidi apresentar uma coleção nunca vista que abusa de texturas no tom mais claro, sintetizou sobre o desfile que começou com os passos da maravilhosa Carol Trentini.
Seguindo o line-up, a Cia Marítima voltou aos anos 1990 para inspirar a coleção Verão 2017. Em um resgate à memória afetiva da infância, a grife assinada por Marcella SantAnna brincou com as estampas e os tons de verde e azul na passarela submarina do Elle Fashion Preview. A gente reuniu tudo o que nos levava às memorias afetivas, como conchas, violão, areia e mar para criar essas padronagens. E tem tudo a ver com esse ambiente, né?, comemorou a estilista que optou por uma cartela de cores similar para completar a relação entre a coleção alto verão 2017 da Cia Marítima e o novo ponto turístico do Rio. Eu procurei pegar estampas que tivesses os tons verdes e azuis bem fortes para remeter a esse clima de aquário, completou.
Super inserida no melhor da beachwear, Marcella adiantou que os bodies são tendência para a próxima estação mais quente. Como nos contou, não importa o formato, mas o modelo promete ser destaque nas praias e piscinas. Body é tudo. Seja com recorte, mais fechado ou totalmente aberto eles são uma super tendência que eu aposto muito para o Verão 2017, concluiu.
Já a terceira grife a desfilar suas peças pela passarela da Elle Fashion Preview foi a da estilista paulistana Adriana Degreas. Apostando em peças do alto verão nas cores branco e prata e com texturas escamadas, a coleção mergulhou de cabeça nas inspirações que vieram diretamente do fundo do mar e conversaram com toda a ornamentação do novo ponto turístico carioca. Eu procurei de fato entrar no mood da proposta que é estar dentro de um aquário. Busquei fazer uma linha totalmente diferente do que eu vinha apresentado no meu último desfile daSão Paulo Fashion Week e trabalhei peças construídas com borracha e látex. Procurei neutralizar tudo com branco e prata, revelou ela. O desfile chamou bastante atenção, já que na última SPFW, Adriana apostou em tons mais escuros e peças com cortes geométricos.
No entanto, a nova proposta da estilista vislumbra uma possível coleção do alto verão. Todas as minhas peças de desfile viram acervo, mas essas inspirações que apresentamos começa a desenhar um caminho puxando para o new year da nossa coleção de alto verão, comentou ela, que ainda avaliou o que tem feito para não perder seus clientes durante a crise econômica do país. Não podemos reclamar, já que estamos em crescimento. Buscamos estar sempre inovando nas peças para que o cliente final sempre tenha vontade de estar procurando pela nossa marca. Acho que essa foi a melhor manobra para mantermos um público fiel, avaliou.
Depois, foi a vez da Vix. Na coleção apresentada, que foi assinada por Paula Hermmany, tons claros e fortes dominaram a passarela. Em apenas três modelos, a grife passeou pelo branco, que marcou forte presença no desfile submarino, seguido por listras pretas e terminou com um amarelo bem vibrante. Como Paula explicou, esta coleção da marca aposta em muita luz e nos detalhes. Sobre tecidos de fibras naturais e materiais rústicos, a estilista optou por pontuar as peças com bordados, jutas e metais em latão.
Chegou o momento das mergulhadoras da Osklen! Depois do desfile cinematográfico apresentado durante a última edição do Rio Moda Rio, Oskar Metsavaht trouxe a linha Praia de sua grife para o AquaRio. O que mostramos aqui faz parte daquele conceito da viagem de um casal a uma ilha imaginária, chamada por nós de Munducuri, que inspirou toda a coleção. Os modelos do Elle Fashion Preview representam o alter ego do meu alter ego, ou seja, o mergulho daquela mulher na ilha que a coloca em contato com os cosmos e as estrelas. Então, eu fiz uma mistura em relação ao estilo dessas mergulhadoras modernas, explicou.
Em relação às cores, Oskar Metsavaht apostou em uma combinação do clássico com a paleta vibrante para compor a cartela. Neste desfile, eu misturo o preto e branco com tons característicos dos trópicos dessa ilha imaginária. Mas a base dos modelos é essa dobradinha do escuro com o off white, completou o designer que ressaltou a beleza do espaço que, como ele disse, é a cara da Osklen. Há dois meses eu já viria para cá fazer as fotos da coleção mergulhando nesses tanques. Porém, optei em ir para o Tahiti primeiro, mas em breve estarei aqui fazendo esses cliques que, certamente, ficarão sensacionais, contou Oskar.
Assim como na primeira edição da Rio Moda Rio, a The Paradise apostou em peças muito coloridas, com estamparia praiana e detalhes em veludo marca registrada da grife. Apesar de ser uma adaptação renovada da coleção anterior, a composição inspirada no beachwear carioca saiu na frente por estar, neste desfile, totalmente imerso no sistema see now buy now. A gente fez um recorte mais tropical possível da coleção. É uma parte do que já apresentamos anteriormente na Rio Moda Rio, mas com uma releitura nova. Com foco na praia e bem mais resort. É praticamente um see now buy now, revelou Thomaz Azulay, que divide a assinatura da marca com Patrick Doering.
Questionado sobre as exigências do mercado, Azulay se mostrou indiferente ao novo mecanismo. Na verdade, eu não sou a favor nem contra. Quem puder fazer é ótimo e quem não conseguir, ok. Mas acho que isso vai dar uma dividida nos grandes e pequenos produtores. É mais uma questão do tamanho da capacidade de produção. Mesmo apresentando uma coleção que recria inspirações da última coleção, Thomaz contou que não houve dificuldade no processo. Difícil nada é porque a gente conta com uma equipe super legal e trabalhamos em família. Não tem dificuldade, e, sim, muito trabalho, avaliou ele. Ah, e nem mesmo a crise financeira foi um desafio na produção. Assim como Adriana Degreas, o estilista também prefere valorizar o produto. Sem se ponderar por causa dos valores. A gente se preocupa em deixar a coleção linda, e não com crise. Eu acho que ela representa a falta de oferta e de demanda, finalizou.
Metalizada e espelhada, a Tryia cruzou a passarela do Elle Fashion Preview mostrando a sua coleção que teve inspiração nos cristais. Os bodies, vestidos e macacões que cruzaram a passarela tinham os tons de branco e prateado como unanimidade além de destacar a forma e os recortes dos cristais nas peças. A beleza das modelos também merece destaque neste desfile da grife. Assinada por Daniel Hernández, a beauty tinha as formas do elemento inspirador aplicadas na face das modelos. Um diálogo completo!
Para finalizar a noite, a grife Água de Coco por Liana Thomaz, trouxe uma coleção inspirada nas Ilhas Maldivas, totalmente conceituada em uma mulher aquática. Com o brilho de ninguém menos da top Isabeli Fontana no casting, a marca mergulhou fundo no oceano, com cores primárias e ainda trouxe um pedaço da Disney para a apresentação da coleção. A gente apresentou uma coleção de alto verão, porque o Elle Fashion Preview é um evento que vem sempre com essa ideia de apresentar uma cápsula das tendências que ainda vão chegar. Para esse desfile, trouxemos peças que foram inspiradas na Maldivas, além de elementos lúdicos para essa mulher do aquário. Ainda trouxemos o Mickey e a Minnie para as Maldivas. Essa coleção que está bem colorida e tropical. A ideia é criar a imagem de uma mulher mais fresh e jovem, mas que não deixa a sofisticação de lado, revelou Renato Thomaz, diretor de marketing da Água de Coco.
A passagem da grife também foi marcada pelos acessórios. Famosa por desfilar bijuterias mais exageradas, puxando para o dourado, no Elle Fashion Preview 2016, a marca surpreendeu com cores mais neutras, dando destaque absoluto para as peças da coleção. Desta vez apostamos em bijus de porcelana branca e tudo feito a mão. Tudo muito delicado, sóbrio e artesanal, adiantou. No entanto, é a primeira vez que a marca, que em 2006 fechou uma parceria com a Victorias Secret, investe no sistema see now buy now. Esse será o primeiro ano que a Água de Coco entra nessa modalidade. Daqui a 15 dias entramos no São Paulo Fashion Week, onde 80% das peças dos desfiles já estarão à venda, adiantou Renato, falando sobre como a grife tem feito para fugir da crise no mundo fashion. Acho que moda é atitude e comportamento, não é só consumo. Há menos de um ano também estamos investindo na linha de casa e decoração, então a gente acabou não sentindo tanto essa crise, porque decidimos investir em outros segmentos, comentou ele.