
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,
Estamos vivendo uma nova era. E, novos tempos, merecem uma nova postura de vida. A economia compartilhada já está em todo lugar. Veículos, vagas de garagem, sinal de wi fi, sofá amigo para dormir na casa de alguém, troca de tempo, de serviços, de tudo. Uma pesquisa recente da Market Analysis revelou que um em cada cinco brasileiros já ouviu falar ou leu alguma coisa a respeito do consumo colaborativo. A era do compartilhamento chegou com toda a força e a moda não poderia ficar de fora dessa. Compartilhamos e consumimos informações, imagens, mensagens, serviços, denúncias, carinho, amizade… e por que não compartilhar roupas também? Nas grandes cidades com o espaço útil ficando cada vez mais restrito e o bolso cada dia mais vazio, é claro que compartilhar roupas se tornou um alternativa atraente. Isso sem falar que para você desfilar sempre uma peça nova e diferente por aí, só mesmo se for um feliz sorteado da megasena, coisa que é difícil de acontecer, mesmo jogando.
Felizmente existem pessoas com ousadia suficiente para entender que a era do compartilhamento que estamos vivendo pode incluir o vestuário. Assim como em uma biblioteca onde você aluga livros por um período de tempo, agora existem as roupatecas apresentando um novo conceito de consumo consciente de roupas. Seja em Paris, Barcelona, Amsterdam ou São Paulo, os clientes interessados em compartilhar peças de roupas com outras pessoas podem escolher uma assinatura mensal que lhes dá o direito ao aluguel de uma, duas ou mais peças durante um prazo determinado de uso, conforme o valor pago pela assinatura. A única exigência para escolher um novo item na arara coletiva é devolver a peça que usou, lavadinha.
De que vale possuir algo só para dizer que é seu se você nem gosta mais daquilo? Roupas não foram feitas para serem colecionadas. São ornatos do nosso corpo que servem para proteger, enfeitar, igualar ou nos diferenciar de outras pessoas, conforme aquilo que pretendemos. O grande barato dessa iniciativa está aí: ter o sentimento de vestir algo novo sem precisar sair comprando desenfreadamente, isto sem falar que o compartilhamento reduz a necessidade de retirar recursos da natureza e valoriza ao máximo os elementos usados na produção. É praticamente um armário com roupas feitas para cada ocasião.
Outra forma de fazer a energia do compartilhamento circular é doar roupas para pessoas carentes permitindo que elas escolham suas próprias peças. Ações como esta estão cada vez mais tomando forma nas grandes cidades e capitais do país. Por que não doar aquelas roupas que você se apegou sem motivo algum? E quer motivo melhor do que este: vestir alguém que está impossibilitado de comprar uma roupa mas precisa muito dela?

Veja agora alguns exemplos de negócios colaborativos onde o compartilhamento também está fazendo o maior sucesso:
1. pegcar.com O simpático projeto incentiva o consumo consciente do uso de veículos. Conecta proprietários e condutores, estimulando o compartilhamento de carros por um valor bem acessível.
2. bikoo.com.br É uma rede de colaboração que conecta pessoas para transportarem encomendas pelo mundo em troca de remuneração. Com a plataforma as pessoas aproveitam o seu trajeto diário para entregar objetos, ajudar aos outros e ganhar um dinheirinho entregando tudo mais rápido e mais barato para você.
3. cyou.com.br Um portal que oferece aluguel de produtos variados. Você busca o que lhe interessa e solicita a locação. De câmeras fotográficas a pranchas de surf, de bolsas para festa a sapatos para a neve, e por aí vai!
4. ezpark.me Oferece vagas de estacionamento através de um aplicativo mobile. Com ele é possível selecionar o melhor tipo de vaga com base na sua localização.
5. tripda.com.br É a maior comunidade de caronas do Brasil. Oferece praticidade e economia para quem quer viajar em segurança gastando quase nada.
6. homebistro.com.br é uma plataforma online onde os amantes da gastronomia tem a oportunidade de oferecer todo seu talento na cozinha para convidados especiais. O serviço proporciona experiências gastronômicas exclusivas em ambientes aconchegantes e inusitados onde você poderá ser servido pelo chef e anfitrião da casa.
7. doghero.com.br Se sente super culpado em deixar seu dog no canil enquanto viaja? Chega de culpa! Deixe seu cachorro na casa de um DogLover. Com este serviço você escolhe um lar onde seu cãozinho ficará hospedado durante sua viagem, passeio ou descanso.
8. quintaldetrocas.com.br
9. myopencloset.com.br Se você tem algum vestido maravilhoso preso no armário, compartilhe e ganhe a cada vez que ele for alugado. O site nasceu depois que um grupo de amigas resolveu trocar entre si vestidos de diversas marcas, tamanhos e modelos. A adesão foi tamanha que a brincadeira acabou virando um negócio promissor.