Inspirado nas ondas do mar, o tênis é composto por uma malha desenvolvida com a mistura de 95% de plásticos retirados do oceano e 5% de poliéster reciclado. Enquanto os cadarços, a base, o suporte do calcanhar e o forro foram feitos com materiais reaproveitados.
O plástico não pertence à natureza, ele não merece estar na barriga de um peixe. A solução final é cortar este fluxo contínuo de algo que não se acaba facilmente, é reinventar-se. Por enquanto, nós fazemos o que podemos. Isso significa que estamos realizando uma pequena limpeza no mar no momento. Cada pedaço de plástico que recolhemos, cada peça única, pode salvar um pássaro, uma tartaruga, mesmo uma baleia., explicou Eric Liedtke, membro do conselho executivo do Adidas Group responsável por Global Brands.
A parceria entre a Adidas e a Parley For The Oceans surgiu no ano passado, quando a marca alemã começou a apoiar os esforços de educação ambiental e o Ocean Plastic Program (Programa de Plástico do Oceano) um programa que visa acabar com a poluição de plástico dos oceanos e preservar a biodiversidade marinha promovidos pela ONG.
Em junho de 2015, a Adidas lançou o primeiro protótipo do tênis, o Primeknit, produzido com os plásticos retirados do oceano durante uma expedição de 110 dias ao longo da costa oeste da África. Parte do material recolhido é oriundo de redes utilizadas por pescadores ilegais, que poluem o mar e podem matar diversas vidas marinhas.
A iniciativa faz parte do programa adidas Better Place lançado em 2007. O objetivo é diminuir o impacto dos produtos no meio ambiente, além de orientar e incentivar a criação de produtos mais sustentáveis, sem comprometer o seu desempenho funcional e a qualidade.
A Adidas anunciou a produção de sete mil pares do Ultra Boost Uncaged Parley, que começa a ser vendido na próxima semana nos Estados Unidos e já está com lista de espera. Não há previsão para o tênis chegar ao Brasil.