Casa homenageia estilo rural catalão onde a reforma valoriza traços de moinho do séc. 18
A zona rural de Ampurdán, na Catalunha, é um desses recantos europeus com identidade própria quando o assunto é arquitetura e lifestyle. Exemplo ilustrado: quando compraram um antigo moinho do século 18, os atuais moradores não hesitaram em estabelecer, como premissa do projeto solicitado aos arquitetos do estúdio Palau de Casavells, a manutenção das características originais da edificação.
Desenhado pelo paisagista Jordi Ametller, o jardim de lavandas e glicínias parece abraçar a pérgola de ferro, proveniente da fundição Gustav Eiffel, em Paris. A atmosfera criada presta uma homenagem à natureza local, semelhante àquela da Provence.
No estar, poltronas e mesa de centro angariadas em feiras vintage convivem ao lado de obras de arte feitas por artistas locais e peças mais contemporâneas, como o sofá. A sala de jantar segue a mesma lógica, reunindo uma poltrona do século 18 ao lado de cadeiras modernistas.
Impressões de rusticidade são propositais. Alguns ambientes da casa tiveram as paredes descascadas, deixando à mostra as pedras originais da construção, como na cozinha, onde a madeira predomina em móveis e bancada. Envelhecido, o material se repete na ala íntima da casa, em cômodas e armários de quartos e banheiros. Em cada canto da residência, privativo ou social, telas e esculturas harmonizam cores e emprestam um certo ar de galeria para a residência.