A discussão da obrigatoriedade do salto alto ficou ainda mais forte nesta edição do Festival de Cannes. Para quem não se lembra, no ano passado, mulheres foram barradas na entrada do evento por estarem usando flats. Ainda em 2015, algumas celebridades levantaram a voz a fim de expor essa medida que só comprova a falta de igualdade entre os gêneros, uma vez que ninguém obriga os homens a usaram salto.
Neste ano, porém, três atrizes foram mais longe e, depois de passarem pelos seguranças, tiraram os sapatos e andaram descalças pelo tapete vermelho, além de terem posado para as fotos sem eles. Julia Roberts, Kristen Stewart e Sasha Lane mostraram que não estão nem aí para a antiga ideia de etiqueta que costuma ser muito mais rígida para as mulheres.
É verdade que Kristen sempre foi muito mais fã de tênis do que de escarpins. Desde que estourou em Crepúsculo, ela passou a desafiar os códigos de Hollywood e era constantemente vista com seu par preferido de Vans, em vez de algum modelo grifado que tem acesso. De uns anos para cá, começou a adotar alguns sapatos de salto, mas, sempre que sentia vontade, colocava seus sneakers em cena. Não foi diferente em uma festa em Cannes na última semana. Sempre respeitando seu estilo, Kristen ganhou muito espaço no mundo da moda e virou, inclusive, uma das celebridades favoritas da Chanel, já tendo estrelado várias de suas campanhas.
As coisas precisam mudar imediatamente. É muito claro que se eu e um homem estamos em um tapete vermelho juntos e alguém me parar para falar que eu não posso entrar porque não estou usando salto alto, eu vou dizer que meu amigo também não está e vou perguntar se ele precisa usar. Não podem me pedir para fazer alguma coisa que não pediriam para um homem. Eu entendo a história do dress code, mas você deveria poder usar o que quiser, tanto flats quanto salto, uma vez que isso não é exigido dos homens.”, Kristen declarou em uma coletiva sobre seu novo filme, Cafe Society.
.