Claridade define tudo em casa espanhola
Morada em Madri junta tons claros e luz natural
Casa clara, com paredes, piso de pedra calcária e muitos móveis brancos, combina com tudo – até com o clima latino e colorido da Espanha. Esse foi o foco do projeto idealizado pelo escritório de arquitetura Ábaton, em Madri. Com 312 m² de área construída e 750 m² de área total, a residência de dois andares tem fachada com linhas retas e contemporâneas, que se harmonizam perfeitamente com as muitas portas de vidro internas. O resultado é muita luz natural, elemento que ressalta ainda mais a sensação de amplitude proporcionada pelos tons claros da morada.
Construída em um terreno não muito largo, a residência tem como destaque os ambientes integrados, ideais para receber amigos e familiares. Desde o início tivemos um desafio: construir uma casa que, apesar do terreno estreito, tivesse uma forte sensação de espaço”, explicam os arquitetos.
Entre os ambientes, chama a atenção a cozinha – com pé direito alto e brilhante – e a sala de jantar, ambos em diálogo direto com o jardim privado e suas cadeiras de formas geométricas. Móveis e peças de design assinado, como as oito cadeiras do casal Eames ao redor da mesa de jantar e as duas poltronas Paulistano de Paulo Mendes da Rocha, dão outro toque de charme ao interior basicamente branco, salpicado de detalhes de marrom e madeira.
O lazer foi outra preocupação do projeto, que conta com duas áreas com essa finalidade. Na parte de trás do terreno, há a piscina. E o segundo andar recebeu um terraço ao ar livre para as crianças, com muros altos para garantir segurança na hora de brincar.