Em 1947 um grupo de técnicos e entre eles Aldo Bai, Pio REGGIANI, Aldo Barassi, provenientes de Pirelli e um jovem arquiteto chamado Marco Zanuso começaram a experimentar o uso de espuma de borracha e fitas elásticas para o mobiliário da marca.
O inspirador desta operação é Marco Zanuso, e com certeza um dos primeiros arquitetos envolvidos com os sistemas de industrialização de produtos, a partir da aplicação de novos materiais com novas tecnologias.
Os primeiros momentos memoráveis na história do ARFLEX coincide com a criação da empresa em instalações modestas, em Milão, Corso di Porta Vittoria. Onde a primeira venda e a equipe foram formadas, mas a empresa ARFLEX só foi apresentada ao público pela primeira vez em 1951, na IX Trienal de Milão após dois anos de experimentações. Esse contato precoce com um público mais vasto, no contexto de um evento de vanguarda artística. A medalha de ouro atthe IX Trienal atribuído a Lady poltrona era sobretudo o reconhecimento de fabrico ARFLEX filosofia.
ARFLEX é constantemente dirigida para a experimentação cultural, sucessora imposição de novos produtos tecnológicos, muito incomum para a época: como a Lady poltrona (Medalha Zanuso 1951Gold na Trienal IX), Sleep-o-matic sofá (Medalha Zanuso Ouro em 1951 X Triennale ), MARTINGALA poltrona (1952 Zanuso primeiro exemplo de design closet), Fiorenza poltrona (Franco Albini, 1952), Fourline poltrona (Medalha Zanuso 1964 Gold na Triennale XIII), cadeira Lucania (De Carlo 1954), Delfino poltrona (Carboni, dentre primeiras experiências em animais de-design), Elettra e cadeiras Neptun (1953 and’54) desenhado pelo estúdio BBPR ou sede Hall (Mangas, 1958) e com o primeiro dirigente mobiliário de escritório concebida por Roberto Mangas em 1961, para permitir ampliar a produção para escritório — os espaços públicos e mobiliário além de mobiliário doméstico.
Muito inovadora, tanto a nível tecnológico e formal, os produtos começaram a sair a partir do segundo semestre da década de 60: Gaia (Bartoli, 1965) é uma poltrona de resinas de poliéster e fibra de vidro; Bobo (Boeri, 1967) é o primeiro mono-bloco assento em espuma de poliuretano, sem estrutura interna; Serpentone (Boeri, 1971) é um revolucionário no sofá poliuretano assumindo formas sinuosas para um comprimento infinito.
Imediatamente depois vem o Tiras série (1972 Boeri Golden Compass, em 1979) perfeito depoimento de um novo modo de ser totalmente não vinculado ao tradicional ‘rótulo’, vivida como uma atitude libertadora, a ser tratado como sacos-cama, ou suave vento — casaco para vestir.
ARFLEX reinicia a investigação-experimentação” criadas por Zanuso-ARFLEX em 1950 quando a forma do objeto foi dada por materiais e tecnologias utilizadas, exemplos disso são o quadro desenhado pelo deputado Gallizioli Stefano em 2002, está vinculada à sua forma inovadora e tecnologia registadas para a produção e montagem da parte superior, ou do número de lugares para os aeroportos desenhado por Mangiarotti em 1998, quando a base mármore foi produzido com uma nova tecnologia de corte. Estes produtos permaneceram apenas protótipos, enquanto Live prateleiras desenhado por Giuseppe Viganò em 2004 foram colocados em produção, os criadores adaptado a forma da prateleira para o utilitário-patente inventado pela empresa.