* A Grande Família é a única cidade cenográfica permanente hoje em dia
Há 12 anos no ar, o programa tem sua própria cidade cenográfica, que obviamente não pode ser desmontada (as outras são reaproveitadas e transformadas assim que a obra acaba). Amei conhecer a casa do Lineu e da Nenê, a pastelaria do Beiçola…
* Nas cidades cenográficas, os prédios têm apenas dois andares
Elementar, cara leitora: os takes são sempre mais fechados, qual a serventia de construir arranha-céus? Aí, quando se quer takes mais abertos e abrangentes, a solução é gravar nas ruas de verdade.
* O acervo de figurinos tem (respire fundo!) 180 mil peças de roupa
Gente!!! É um sonho! Imagina 180 mil peças divididas por décadas ou temas (festa, vestido de noiva, fardas, roupas para padres e até fantasias de bichos de pelúcia…). Fora as prateleiras intermináveis de chapéus, sapatos e as dezenas de gavetas de acessórios. Mas esse acervo fica mais para o elenco de apoio, figurantes etc. Os atores mesmo ganham figurino novinho a cada obra.
* O setor de produção de figurinos conta com 60 costureiras!
Na verdade, trata-se de uma fábrica com 60 modelistas e costureiras que produzem até 60% de todas as roupas usadas nas produções (o restante é comprado). O legal é que cada ator tem uma ficha com suas medidas para ajudar na confecção. Conversei com a modelista-chefe e descobri a medida da cintura de todas as estrelas hehehe.
* A TV Globo é a maior consumidora de pregos do Brasil!
Da série cultura inútil… É que vocês não fazem ideia do tamanho do galpão onde são construídos os cenários! Pense que cada cômodo de cada casa ou estabelecimento comercial de cada obra (novela, programas, minisséries) são feitos ali. Primeiro eles constroem tudo no galpão, depois desmontam e montam em algum dos quatro estúdios de novela, quatro de minisséries e dois de programas de auditório. Detalhe: esse processo de montar/desmontar é feito todo santo dia. Às 5h, os técnicos montam os cenários das cenas do dia; às 22h, desmontam tudo. E no dia seguinte começa tudo de novo.
* Os rios de Tapiré, da novela Além do Horizonte, são na verdade uma piscina giga
Foi a cidade cenográfica que mais me impressionou! Todas as casinhas de madeira do povoado fictício são construídas sobre palafitas. Embaixo, a piscina gigante maquiada para parecer um rio. Show, né?
* Nas cidades cenográficas, as construção são apenas fachadas
Sim, sim: as cenas internas são todas feitas em estúdio. Então, os cenógrafos apenas dão um ou outro toque pra dar realidade caso a câmera mostre demais. Tem um piso de taco fake, uma geladeira vazia, uma prateleira…
* Antes de gravar a cena pra valer, tem no mínimo dois ensaios
Meu último programa no dia no Projac foi… tchan, tchan, tchan: uma visita ao estúdio C, onde estava sendo gravada Amor à Vida (não sei quanto a vocês, mas eu sou vi-ci-a-da). Paolla Oliveira estava retocando o baby-liss, Thiago Fragoso cortava o cabelo e Maria Casadevall fazia o make. Assisti ao ensaio de uma cena mara, na qual…. ai, não posso contar! Mas o que rola é o seguinte: primeiro tem ensaio com texto na mão, discutindo a intenção de cada fala, vendo a posição de cada ator em cena. Depois, rola mais um ensaio com o diretor no switcher (uma salinha à parte, de onde ele comanda o corte das câmeras). E então, só então, a cena pra valer! Eu me achei: além de saber o que vai acontecer em primeira mão, sentei na sala de estar da Paloma, fuxiquei em sua cozinha e, no grand finale, não resisti e pedi para tirar uma foto com o Matheus Solano!