Equilibrium: exposição revela os segredos dos sapatos da Salvatore Ferragamo
Além de belos, os sapatos Ferragamo não são confortáveis à toa – o designer chegou a estudar a anatomia dos pés para criar seus modelos. E é essa a história que conta a mostra em cartaz no museu da marca na Itália.
Se você estiver de passagem por Florença nos próximos meses e for uma shoe lover, eis aqui um programa que não dá para perder. A exposição “Equilibrium”, em cartaz no Museu Ferragamo, conta a história dos incríveis sapatos da marca desde o passo número 1: a criação dos moldes.
Muitos deles foram desenvolvidos pelo próprio Salvatore Ferragamo ainda no início da carreira, nos anos 1910. O designer mergulhou em estudos sobre a anatomia de nossos pés para entender nosso jeito de andar e assim criar modelos cada vez mais confortáveis.
“Descobri que uma pequena área entre 1,5 e 2 cm no arco de nossos pés é a responsável por segurar todo o peso do corpo”, disse Ferragamo. A partir daí, ele se dedicou a fazer com que seus sapatos ganhassem reforços exatamente neste ponto. Na mostra, além dos moldes, é possível ver os modelos já acabados
Parede com criações atuais da Ferragamo.
Modelo meia-pata com salto e plataforma grossa: seria difícil se equilibrar nele não fosse a expertise da marca italiana.
Mas a “Equilibrium” vai além dos estudos de Ferragamo: ela reúne também trabalhos de outros artistas e pesquisadores que investigam nossa relação com nossos pés.
E é possível ver ainda obras de nomes como Antonio Canova, Alexander Calder e Marina Abramovic, entre outros, e que têm a ver com o tema.
A exposição fica aberta ao público até abril de 2015, em Florença, Itália.