Loft amplia e ilumina velho sótão de Bilbao
Reforma quebra paredes e teto falso do imóvel
O terraço privativo no último andar do prédio impressionou o proprietário sobremaneira, graças à vista livre para o centro antigo de Bilbao, na Espanha. Mas como o apartamento estava mais para sótão do que para luxuosa cobertura, a reforma foi inevitável.
Para aproveitar melhor a área, o designer de interiores Mikel Larrinaga sugeriu derrubar as paredes e construir por lá um loft. Durante o quebra-quebra, ele descobriu que teto da planta era falso e, melhor, que poderia levantá-lo até o telhado (real) do edifício. Até então escondido pelo forro, o pé-direito duplo revelou a amplitude do espaço, e permitiu a criação de um mezanino.
Montado em uma estrutura de metal e madeira, o novo cômodo abarca quarto e escritório com aspecto mais rústico, deixando aparentes a parede de tijolos e as vigas da estrutura. Para criar um refúgio, a parede de vidro em frente à mesa deixa a luz entrar, mas barra o barulho.
Outro truque para ampliar o apartamento com luz e serenidade foi pintá-lo todo de branco, e colorí-lo com a mobília, que passeia entre crus, beges e amadeirados, e casa lindamente com a suavidade do piso de carvalho. Larrinaga investiu no garimpo de obras contemporâneas e objetos decorativos, adquiridos em antiquários, galerias e viagens, e atualizou o interior com muito conforto e intimidade.