Nova York cria regras para trabalho de modelos menores de 18 anos
Nova lei deve entrar em vigor já na próxima edição da semana de moda novaiorquina e limitará a contratação de modelos muito novas
Foi aprovada hoje, pelo governador de Nova York, Andrew M. Cuomo, uma lei queregulamenta o trabalho de adolescentes de menos de 18 anos no estado norte-americano. A medida que passa a ter validade dentro de um mês classifica este tipo de profissionais como “child performers” (performers infantis) e delega a fiscalização desta atividade ao Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, e não mais ao da Educação como vinha sendo feito até então.
Isso quer dizer que na próxima edição da Semana de Moda de NY a nova lei já estará vigorando, impondo limites para a contratação de modelos muito novas. As meninas ainda poderão ser contratadas, mas dentro de determinadas condições como não trabalhar depois da meia noite durante o período de letivo, ou ter intervalos menores do que 12 horas entre um trabalho e outro. Em alguns casos serão designados tutores para acompanhar as tops teens.
Já faz algum tempo que o CFDA (Council of Fashion Designers of America) sugere que as grifes evitem contratar meninas menores do que 16 anos para seus desfiles e campanhas. A expectativa é que essa nova lei desencoraje ainda mais essa prática já que as penas pelo seu descumprimento envolvem multas até 3000 dólares para os empregadores.