As marcas de beachwear brasileiras cada vez mais apostam no luxo e em modelos com modelagens elaboradas, assimétricas e com medidas maiores, na busca de se adaptarem as tendências do vestuário e também ficar próximas dos negócios do mercado globalizado. Um exemplo é a paulista Posh, que está sob direção de Ramona Posh. A marca trata o biquíni como uma verdadeira joia visando o lifestyle de uma consumidora que transita por um conceito de praia e piscina mais ligado a festa. Entre os detalhes, tiras de neoprene colocadas estrategicamente nas tiras dos biquínis e maiôs para evitar que se enrolem, além dos metais banhados a ouro com tratamentos anticorrosivos, antiferrugem e antialérgico. Já as modelagens se dividem entre peças maiores e geométricas, bem como sutiãs e calcinhas pequenos. Em 2008, a Posh esteve em vários editoriais e capas das melhores revistas. Mas os modelos que estão nas passarelas e editoriais nem sempre representam o maior volume de vendas nas lojas. A brasileira, principalmente a carioca, que não abre mão do bronzeado, quando compra um biquíni opta por peças mais comerciais. Os sutiãs cortininha e a calcinha com tira lateral fina e cintura baixa, podendo variar entre o modelo amarradinho na lateral tem predileção. Os detalhes valem desde que não atrapalhem o bronzeado perfeito. Modelos de uma alça ou com modelagens geométricas não aparecem em maior número na beira da praia, eles são opções para o fim de tarde e não se enquadram na lista de investimentos prioritários. Até o modelo tomara-que-caia não é visto em grande número no corpo das mulheres na praia. Fundada em 1979, a tradicional marca do Rio de Janeiro Bum Bum tem como prioridade as peças comerciais para o tipo de público que respira praia e valoriza um bom bronzeado uniforme. A marca evoluiu e trabalha simultaneamente com estilo balneário, mas seu carro chefe ainda são as modelagens que satisfazem os requisitos das brasileiras. Outra marca que desponta como uma das prediletas das cariocas é a Banco de Areia, que existe há 10 anos e tem lojas no Rio de Janeiro com pronta entrega em Ipanema. Apesar de estar atenta nas tendências internacionais e já ter conquistado um bom espaço de vendas no mercado externo, a base da sua inspiração é a mulher carioca. As preferências e o lifestyle desta consumidora são as principais referências da marca. Para o verão 2009 a grife mostra coerência no conceito, valorizando estampas étnicas e a mistura dos tons suaves e pastel com as cores quentes, prediletas das brasileiras. As modelagens menores como cortininha, calcinhas amarradas na lateral e tiras finas na lateral permanecem. Também estão alta peças que valorizam os detalhes, mistura de estampas, aplicação de viés contrastante, e drapeados no busto e bojos. |