Semana de Moda Paris revela o melhor dos acessórios da próxima estação
Se as passarelas do inverno 2010-2011 falassem, provavelmente gritariam em alto e bom som: “eu quero texturas!”. Até o tweed, mania de Mademoiselle e queridinho de Lagerfeld, virou personagem secundário entre os acessórios Chanel e foram substituídos pela mania da estação: as peles.Militarismo e silhueta sexy: tendências fortes da semana de moda de Paris Fakes ou verdadeiras – para desespero do PETA elas tomam conta de boa parte das botas e sapatos. Asbolsas também apostam fundo no material, substituindo-o algumas vezes por plumas e reforçando a ideia de que as texturas são fundamentais na temporada.
Bota de pelos: hit na passarela da Chanel e da Lanvin
As releituras também estiveram entre os destaques. A Hermès trouxe para passarela sua Birkin de camurça, toda low profile. A 2.55 da Chanel ganhou versão em acrílico e formato de cubo de gelo, num desfile com direito a iceberg importado da Suécia em plena passarela. Já a Louis Vuitton deixou sua Speed mais clássica, longe dos tradicionais monogramas.
Bolsas Birkin de camurça da Hermès (à esq.), 2.55 da Chanel renovada toda de acrílico (centro) e a Speed, da Louis Vuitton, sem os tradicionais monogramas
Se você é louca por botas, prepare-se para uma temporada de extremos. Os modelos surgem em duas direções bastante distintas: cobrem a perna por inteiro, consagrando as famosas cuissardes com o shape da vez, ou param na altura dos tornozelos, numa avalanche de ankle boots de todos os tipos de materiais e recortes.
Botas para todas: as ankle boots ganham muitos tipos de recortes, como as mostradas na passarela da Dior (à esq.) e da Haider Ackermann (à dir.)
Os modelos utilitários também estão entre as apostas e ganham solados de impacto nas versões de John Galliano, Cerruti e Dior. Os mocassins surgem numerosos – com saltos trabalhadíssimos e altos detalhes – entre as coleções de Alexander McQueen e Miuccia Prada.
Mocassins poderosos da Balenciaga (à esq.) e da Miu Miu (à dir.)
Os maxicolares também continuam liderando as tendências. Alguns ganham plumas, outros surgem a partir de pedrarias com um toque étnico. Há ainda modelos com vidrilhos coloridos que simulam golas altíssimas. A figura da mulher forte segue viva na próxima estação.
Da esq. para a dir., maxicolares em alta nas passarelas da Chanel, Dior, Alexander McQueen e Lanvin
Entre as bolsas novidades surgem as carteiras bem fininhas, quase pastas, destaques nas coleções de Yves Saint Laurent, Emanuel Ungaro e Martin Margiela.
Clutches finíssimas: modelo da grife Margiela (à esq.), Yves Saint Laurent (centro) e Ungaro (a dir.)
Modelos da grife Celine (à esq.) e da Hermès (à dir.): para se inspirar