Tendências da semana de moda de Nova York para o Verão 2015
Os refletores se voltam agora para Londres, próxima parada dos fashionistas. Mas, enquanto isso, já podemos entrever as principais tendências para a Primavera/Verão 2015 e lembrar os momentos mais marcantes na Big Apple.
O que usar?
A Primavera/Verão 2015 de Nova York está marcada pelo ressurgimento dos xadrez “Vichy”, que finalmente reivindicam seu lugar na moda após anos de marginalização em toalhas de mesa e guardanapos.
Também chegaram com força o top cropped, acima do umbigo, muitas vezes combinados com saias ou calças de cintura alta.
Apareceram também muitas estampas floridas nas passarelas de Michael Kors, Carolina Herrera e até Victoria Beckham, assim como saias de babados na altura dos joelhos, sandálias plataforma altas e tecidos tecnológicos emprestados do mundo dos esportes, como o neoprene.
O xadrez apareceu nos elegantes conjuntos de tailleur azul e preto da marca de luxo Altuzarra e nos vestidos de musseline de Diane von Furstenberg. Oscar de la Renta levou a ideia ao extremo para usar à noite e Jeremy Scott usou o tecido em minissaias amarelas, verdes e beges.
Os tops ultracurtos e trançados foram um dos pontos fortes da coleção de Alexander Wang, mas apareceram também nos desfiles de Oscar de la Renta, Phillip Lim, Delpozo, Cushnie Et Ochs, Tome, Marc by Marc Jacobs, Diesel black Gold, Lela Rose e DKNY.
A venezuelana Carolina Herrera misturou e retrabalhou materiais normalmente usados nas roupas de mergulho para apresentar vestidos e conjuntos de linhas doces e ultrafemininas.
Os tecidos metálicos também apareceram em bolsas e gabardines nos desfiles das marcas Peter Some, Versus Versace e Calvin Klein.
Para adornar os pensamentos, Donna Karan, Thom Browne, Gareth Pugh e Tibi trouxeram a proposta de chapéus vertiginosos. J Crew também elegeu o chapéu, mas em versões mais fácil de usar.
SWINGING 60′s
Diane Von Furstenberg, Tommy Hilfiger, Coach e Anna Sui ©Imaxtree
A moda fez, mais uma vez, uma viagem no tempo até a década de 1960 nesta temporada. Mas, tão plural quanto o período foram as coleções que partiram dele. Diane Von Furstenberg, por exemplo, celebrou Brigitte Bardot e a era de ouro da Riviera Francesa com looks superfrescos e sexy para se viver um verão à beira mar. Já Tommy Hilfiger, Coach e Anna Sui se apegaram à juventude dos festivais de rock (Woodstock, Coachella etc.) com produções que evocavam a irreverência da era hippie.
BUSTIÊ
Diesel Black Gold, Alexander Wang, Marc by Marc Jacobs e Marc Jacobs ©Imaxtree
Como estamos falando de uma temporada de verão, nada mais natural que os desfiles trouxessem muita pele à mostra, especialmente a da barriga afinal, o top cropped caiu no gosto das mulheres antenadas já faz um tempinho. Mas a tendência foi atualizada com o retorno de uma peça que é velha conhecida do guarda-roupa feminino: o bustiê. A versão 2015 do item ganhou novo fôlego com as sobreposições inusitadas da Marc by Marc Jacobs e a geometria de Alexander Wang, por exemplo.
3.1 Phillip Lim, Alexander Wang, Lacoste e Ralph Lauren ©Imaxtree
Apesar de esta ser uma semana de moda de verão, o que se viu nas passarelas de Nova York foi uma profusão de tons clarinhos, como os pastel, e combinações clássicas, com destaque para os looks todos brancos e o duo p&b. As cores vibrantes, que têm tudo a ver com os dias mais quentes do ano, ocuparam então o lugar de coadjuvantes nas peças e em detalhes estratégicos. As nuances mais vistas em Nova York foram o rosa, o amarelo, o laranja e o azul.
NOVOS CLÁSSICOS
Marc by Marc Jacobs, Altuzarra, Calvin Klein Collection e Alexander Wang ©Imaxtree
Camisa de alfaiataria, tailleur, combinação de preto e branco e vestido tubinho estão além das tendências, pois já ocupam o status de clássicos da moda. Por isso, sempre acabam dando pinta na passarela, temporada após temporada. A criatividade (e o desafio) das grifes está em atualizar essas peças, trazendo-as para o momento atual da moda. Foi isso que a Marc by Marc Jacobs fez ao dar uma versão cropped à camisa de alfaiataria. A Altuzarra também tirou o tailleur do sério ao torná-lo sexy e desejável. O cocktail dress com brilho e transparência na barra da Calvin Klein Collection é um uma boa pedida para as ocasiões mais formais, mas não por isso caretas. Por fim, Alexander Wang transformou o tradicional tubinho em um item jovem e superatual com o tecido tecnológico.
ESTAMPAS GEOMÉTRICAS P&B
Oscar de la Renta, Proenza Schouler, Altuzarra e Victoria Beckham ©Imaxtree
No que depender das grifes nova-iorquinas, o Verão 2015 será invadido por uma onda de padronagens geométricas, de preferência em preto e branco. O destaque foi para os quadriculados e para as listras. O toque mais atual fica por conta da combinação assimétrica das listras, criando quase um efeito op art, como no look de Altuzarra.
FLORES E MAIS FLORES
Michael Kors, Osklen, Victoria Beckham e Carolina Herrera ©Imaxtree
Figurinha carimbada no guarda-roupa das mulheres românticas, a estampa floral promete conquistar as adeptas de todos os estilos no Verão 2015. Isso porque ela veio em propostas diversas, de artsy (Victoria Beckham) à tropical (Osklen). O denominador comum ficou por conta da proporção maximalista: as flores vieram, em sua maioria, em tamanho grande e enfeitando looks inteiros, tanto nos lindos vestidos da estação quanto nos conjuntos de blazer e calça.